4 dias em Trancoso…


Por Lilian Baeta

Trancoso foi o nosso segundo destino na Bahia. Ficamos encantados com o charme da vila e assustados com os preços exorbitantes dos restaurantes. Chegamos encontrar uma garrafa de Brahma (600ml) por 18 reais. Dá para acreditar?

Para quem não conhece a cidade, é no Quadrado (apelido da Praça São João) onde ficam os restaurantes, lojinhas, igreja principal e as melhores pousadas. É difícil descrever o espaço! Imagine um gramado verde ao centro, nas laterais pequenas casas coloridas e ao fundo a igrejinha. Vale dizer que o lugar é encantador, principalmente a noite com a iluminação especial dos restaurantes.

Trancoso - O que fazer? Igreja do Quadrado

Trancoso - O que fazer? Restaurantes do Quadrado

Trancoso - O que fazer? Restaurantes do Quadrado

Para quem curte fotografia, atrás da igreja tem um mirante com uma vista linda para as praias. As fotos tiradas de lá ficam simplesmente perfeitas!

Trancoso - O que fazer? Vista do Quadrado

Como viajamos em baixa temporada, não aproveitamos tanto a noite de Trancoso, pois os lugares fechavam cedo, por volta de meia noite. Logo não recomendamos esse período para quem quer curtir um agito.

Mas mesmo assim conseguimos encontrar alguns lugares mais animadinhos para sair a noite, como o Vitória, Bom Bar e Capim Santo, que apesar de não durarem até tarde, tinham música ao vivo.

Ahhh!! Temos uma indicação de uma sorveteria no Quadrado: Gelateria do Beco. Experimentamos o sorvete Capim Limão com maracujá. Super recomendamos! Nunca tínhamos tomado um sorvete tão refrescante como esse… (Endereço: Rua do Beco, 48 – Quadrado)

Trancoso - O que fazer? Gelato do Beco

Uma coisa que amamos na vila é poder fazer tudo a pé. Como nos hospedamos na Raízes do Brasil, que fica na redondeza do Quadrado, ficamos próximo ao agito e não tão distante da praia. É claro que tinham pousadas mais perto do mar, mas preferimos caminhar durante o dia, que é mais seguro, do que a noite.

Pousada em Trancoso - Raízes do Brasil

Para chegar à praia existem dois caminhos, um para quem vai a pé e outro para carros. Se for andando, é preciso ir até o Quadrado e virar a direita próximo a Igreja. Gastavámos uns 15 minutos da nossa pousada à praia.

Quase chegando à beira-mar, passamos por uma passarela com vista para um mangue com vários caranguejos. E foi inevitável não parar para tirar umas fotinhas e apreciá-los.

Achamos as praias de Trancoso muito parecidas, o que as diferenciam é o público. A Nativos (lado esquerdo) é a parte mais cara, onde barracas são mais bonitas. Já a Coqueiros (lado direito) o preço é mais acessível, mas tem uns barquinhos ancorados no mar, que eu particularmente não gosto tanto. Ambas ficam na mesma faixa de areia e o que as separam é um rio, que pode ser atravessado a pé (enquanto estávamos lá a água batia no joelho).

Nativos

Nativos

Coqueiros

Coqueiros

Fizemos uma caminhada na praia dos Nativos (assim como muitos lugares na Bahia, lá não tem calçadão), vimos barracas maravilhosas e luxuosas, mas era impraticável se acomodar nelas devido os preços. Algumas além de ser caríssimas, tinham consumação mínima, que era, em média R$100,00 por casal.

Nativos

Fly Club – Nativos

Então acabamos ficando naquelas “meio termo”, nem tão cara e não tão muvucadas, como: Cabana da Lucia, Ilha encantada, Aldeia do sol, Cabana do Zé e da Zilda e Barraca do Jonas.

Coqueiros

Aldeia do Sol – Coqueiros

Enfim, o que mais gostamos de Trancoso foi a água quentinha do mar e o charme do Quadrado. Só não curtimos tanto os preços dos restaurantes. rs

Trancoso - O que fazer? Restaurantes do Quadrado

Gostinho de quero mais…

  • Jantar em três restaurantes no Quadrado: Cacau, El Gordo e Cantinho Doce.
  • Experimentar a Cocada quente com Sorvete de Creme do Estrela d’água. Essa sobremesa foi indicada pela Thassia Neves em seu blog.
  • Conhecer as Praias Curuípe e Patimirim, que foram sugeridas no blog Mala Pronta.

Data da Viagem: Abril de 2014

Onde hospedar em Trancoso?
Leia aqui sobre a Raízes do Brasil, pousada onde nos hospedamos.

Onde comer em Trancoso?
Conheça aqui o Restaurante Vitória.
Leia aqui sobre o Restaurante Capim Santo.

Cidade próxima a Trancoso:
Caraíva – Veja aqui todas as nossas dicas sobre a vila.

 

Anúncios

12 respostas em “4 dias em Trancoso…

  1. Estive la ha poucas semanas, e pela quarta vez. Sou apaixonada pelo local. Cada uma das viagens fiz com um orçamento diferente e nesta ultima também fiquei na “raizes do brasil”. Gente do céu!!! Que ATENDIMENTO ( com letras garrafais). Mais uma vez preciso voltar…. o Sorvete do Beco estaba fechado nos 2 dias q procurei.. ai ai.. tereiq voltar lá so pra isso, q sofrimento!

    Estou tentando me lembrar de uma sorveteria super simples, bem caseira e super barata que literalmente fica em frente ao quadrado. O charme é q tem uma arvore no meio dela… estou caçando em minhas mil fotos e nao acho o nome dela. Se alguem souber ou localizar o que estou me referindo, agradeço ^^

    Beijos na alma e otimo post.

    Curtir

  2. Pingback: Botecando em Trancoso… | Vivendo em Férias

  3. Pingback: Que tal restaurante Capim Santo em Trancoso? | Vivendo em Férias

  4. Pingback: Procurando por restaurante em Trancoso? | Vivendo em Férias

  5. Pingback: Onde hospedar em Trancoso? | Vivendo em Férias

  6. Pingback: Bahia – Nosso roteiro | Vivendo em Férias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s