Passo a passo para planejar o seu intercâmbio (Parte I)


 

Dicas de Intercâmbio

Você tem o sonho de fazer um intercâmbio, mas se sente completamente perdido e sem a menor ideia de como começar a planejá-lo? Reunimos aqui algumas dicas para te ajudar a programar esse tempo no exterior com ou sem ajuda de uma agência.

Como tivemos a experiência de vir para Waterford, cidade que estamos morando na Irlanda, sem o auxílio de uma agência, vamos dar algumas dicas baseadas em nossa experiência!

Viagem

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que o ideal é ter pelo menos uns seis meses para programar o seu intercâmbio com calma e tranquilidade. Mas é claro que você pode fazer isso com menos tempo, mas aí corre o risco de pagar mais caro e não encontrar boas opções de escolas, acomodações, passagens e etc.

1) DEFINA O OBJETIVO 

A primeira coisa que você precisa definir é qual é o seu objetivo com o intercâmbio, por exemplo, se é aprender inglês, fazer um mestrado, ganhar dinheiro, viajar para outros países etc. Assim que você tiver isso em mente, pense quanto tempo será necessário para você concretizar o seu objetivo, ou seja, se a sua ideia é voltar para o Brasil com um inglês fluente, estime quantos meses de aulas você precisará, quantos meses vai querer de férias etc.

No meu caso optei por um ano, pois o meu objetivo é voltar com um bom nível de inglês, quero ter bastante contato com o idioma e tempo para estudar. Essa estimativa de tempo vai variar do nível do seu inglês, da sua facilidade de aprender um novo idioma, da sua dedicação aos estudos e força de vontade de falar em inglês, mesmo com seus amigos brasileiros que você encontrar por aí. 

Depois de ter planejado o seu alvo e a duração do seu intercâmbio, o próximo passo é pesquisar sobre os países e seus respectivos vistos e ver qual será o melhor destino para você.

2) PESQUISE O MELHOR PAÍS PARA VOCÊ MORAR 

Na hora de escolher o país, você precisa levar em consideração o seu objetivo, por exemplo, se você estiver pensando em estudar inglês e trabalhar, você tem que buscar lugares que irão te permitir exercer essas duas atividades, como por exemplo, Austrália, Irlanda, etc. Se o seu sonho é viajar pela Europa, procure por algum país e uma cidade que irá te permitir fazer isso com facilidade, ou seja, que possui linhas de trem, um bom aeroporto etc.

Para que você possa entender mais sobre cada país, a nossa dica é dar uma olhadinha no guia produzido pelo site Universia Brasil (clique aqui), eles tem um resumo com várias informações dos destinos mais procurados por intercambistas.

Guia Intercâmbio

Bom, depois de ter em mente alguns destinos, pesquise como funcionam os vistos de cada país. Colocamos aqui links com informações de três países que te permite estudar e trabalhar.

  • IRLANDA – Veja aqui o post do E-dublin explicando os tipos de vistos da Irlanda.
  • AUSTRALIA Acesse aqui a matéria feita pelo Hello Australia com todas as informações sobre os vistos do país
  • NOVA ZELANDIALeia aqui o texto do site Nova Zelândia Brasil sobre os tipos de vistos do país.

No nosso caso, escolhemos a Irlanda por ser um país que nos permite tanto estudar quanto trabalhar, ter a facilidade de viajar pela Europa, a moeda ser euros, pois o valor do câmbio é mais em conta do que libras e ter o inglês como língua oficial. 

3) ESCOLHA A CIDADE DO SEU INTERCÂMBIO

Agora chegou o momento de escolher a cidade que você vai morar! Colocamos aqui algumas informações importantes para te ajudar a fazer isso com eficiência. A dica é pesquisar esses itens sobre os lugares que mais te interessaram.

  • Qual é a moeda usada? Pesquise o valor do câmbio para calcular o custo de vida no país, fazer uma estimativa de despesas etc.
  • Qual o idioma falado na cidade? Lembre-se que tem países com mais de uma língua, por exemplo, no Canadá tem lugares que falam Francês e outros Inglês.
  • Como é o clima? Pesquise se ao longo do ano chove muito, neva, faz muito calor, quantas horas em média têm de sol etc. Por exemplo, muita gente vem para a Irlanda e fica decepcionado com o clima, pois aqui chove muito, os dias são muitos curtos no inverno, o verão não é tão quente como no Brasil etc.
  • Como é o mercado de trabalho? Se a sua ideia é trabalhar, você precisa dar uma olhadinha nas opções de vagas, qual é a faixa salarial, valor do salário mínimo, carga horária, se há oportunidades para estrangeiros, etc. Aqui na Irlanda, por exemplo, é €8,65 o valor minímo para a hora trabalhada e vejo que a maioria das vagas para estrangeiros são para cargos operacionais, como garçom, babá etc. Além disso, só é possível trabalhar meio horário enquanto estiver tendo as aulas e se for ficar no país por no mínimo seis meses.
  • Tem muitos brasileiros? Esse dado é importante para quem tem o objetivo de aprender um novo idioma. Neste caso o ideal é evitar lugares com muitos brasileiros para facilitar o seu aprendizado da língua. Para saber essa informação, você pode consultar blogs de quem mora na cidade ou participar de grupos no Facebook. A dica é acessar o site RBBV pois lá você vai encontrar os blogs das pessoas que moram na cidade.
  • Como funciona o transporte? Procure saber se tem aeroporto na cidade, qual é o valor do transporte até a capital, se há transporte público todos os dias da semana, etc. Aqui em Waterford, por exemplo, não há serviço de ônibus aos domingos, então quem mora muito longe do centro, normalmente, precisa pegar táxi neste dia.
  • Como é a estrutura da cidade? Pesquise o número de habitantes, se tem lugares para sair, restaurantes e bares. Essas informações você pode encontrar no Wikipedia e no Trip Advisor.
  • Qual é o custo de vida na cidade? Procure saber a média de preço de moradia, academia, escola etc. As universidades da cidade costumam fazer uma estimativa desses valores, então tente pesquisar nos sites dessas instituições. Para ter uma noção de gasto com alimentação, você pode simular uma compra online no site de algum supermercado, aqui na Irlanda você pode usar o do TESCO.

4) COMPARE O CUSTO BENEFÍCIO DE CADA ESCOLA 

Se o seu objetivo é estudar, você precisa escolher uma escola com o melhor custo benefício. Antes de fechar o contrato com a instituição, pesquise se ela é reconhecida pelo governo ou associada a alguma associação (aqui na Irlanda, por exemplo, tem o MEI – http://mei.ie/), leia comentários na internet sobre o ensino e a estrutura, saiba quantos alunos em média tem em cada sala, se o custo do material está incluso no valor da mensalidade, qual a duração do curso, a carga horária, qual a localização, peça o calendário letivo e veja fotos da estrutura da escola. Para ter uma noção da localização, clique no Street View do Google Maps e navegue pelo bairro da instituição.

Faça orçamentos com pelo menos três lugares diferentes para que você possa comparar valores e benefícios de cada.

Veja aqui o nosso post sobre a WELC, escola de inglês em Waterford
Faça aqui um orçamento de intercâmbio em Waterford

5) FAÇA O PAGAMENTO DO SEU CURSO

Assim que decidir a escola que vai estudar, você precisará fazer o pagamento do curso. Se você estiver com o apoio de uma agência, esse processo será feito com a ajuda dela, mas caso o seu contato seja direto com a escola, você precisa fazer um depósito internacional. Eu fiz esse procedimento com a ajuda da Picchioni e o Lucas através do Banco do Brasil.  Veja aqui uma matéria no site eHow com o passo a passo de uma transferência bancária internacional.

Já já postaremos mais dicas para te ajudar a planejar do seu intercâmbio! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixa um comentário para a gente!

Quer estudar em Waterford na Irlanda? Clique aqui para fazer um orçamento.


Leia também:

Anúncios

3 respostas em “Passo a passo para planejar o seu intercâmbio (Parte I)

  1. Pingback: 10 motivos para você fazer intercâmbio em Waterford na Irlanda | Vivendo em Férias

  2. Pingback: Qual o custo de vida em Waterford? | Vivendo em Férias

  3. Pingback: Passo a passo para planejar o seu intercâmbio (Parte II) | Vivendo em Férias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s